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5 passos para dormir melhor

 

Tão importante quanto manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente, a qualidade do seu sono reflete diretamente na sua saúde física e mental, podendo impactar negativamente na imunidade, aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas e influenciar no ganho de peso.

 

Segundo a Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School), o ideal é que um adulto desfrute, em média, de sete a nove horas dormidas todas as noites. Abaixo listamos cinco recomendações indicadas podem contribuir para uma boa noite de sono. Confira!

 

1- Faça do seu quarto um bom lugar para descansar. Evite televisores, computador, celulares, entre outros eletrônicos que podem atrapalhar o seu sono.

 

2- Cochilos no período da tarde e no início da noite podem desregular o horário de ir para a cama. Se a vontade de tirar uma soneca for muito grande, tente se limitar em 30 minutos, no máximo.

 

3- Evite ingerir cafeína após o meio-dia. A substância permanece no organismo por até 12 horas e pode dificultar o descanso.

 

4- Se você praticar exercício no período da noite, encerre-as três horas antes de ir dormir. Atividades físicas atuam no organismo como estimulantes e podem causar o efeito contrário ao cansaço.

 

5- Programe um horário para dormir, para acordar e tente segui-lo todos os dias, inclusive no final de semana.

 

Atenção!

Nem sempre os hábitos inadequados são a causa da dificuldade para dormir. Há a possibilidade de existir uma condição de saúde que necessita de atenção médica. Por isso, procure colocar as orientações abaixo em prática e, caso não surtam efeito, converse com seu médico.

 

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Escrito Por: Unimed

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