Adote essa prática

5 passos para dormir melhor

 

Tão importante quanto manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente, a qualidade do seu sono reflete diretamente na sua saúde física e mental, podendo impactar negativamente na imunidade, aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas e influenciar no ganho de peso.

 

Segundo a Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School), o ideal é que um adulto desfrute, em média, de sete a nove horas dormidas todas as noites. Abaixo listamos cinco recomendações indicadas podem contribuir para uma boa noite de sono. Confira!

 

1- Faça do seu quarto um bom lugar para descansar. Evite televisores, computador, celulares, entre outros eletrônicos que podem atrapalhar o seu sono.

 

2- Cochilos no período da tarde e no início da noite podem desregular o horário de ir para a cama. Se a vontade de tirar uma soneca for muito grande, tente se limitar em 30 minutos, no máximo.

 

3- Evite ingerir cafeína após o meio-dia. A substância permanece no organismo por até 12 horas e pode dificultar o descanso.

 

4- Se você praticar exercício no período da noite, encerre-as três horas antes de ir dormir. Atividades físicas atuam no organismo como estimulantes e podem causar o efeito contrário ao cansaço.

 

5- Programe um horário para dormir, para acordar e tente segui-lo todos os dias, inclusive no final de semana.

 

Atenção!

Nem sempre os hábitos inadequados são a causa da dificuldade para dormir. Há a possibilidade de existir uma condição de saúde que necessita de atenção médica. Por isso, procure colocar as orientações abaixo em prática e, caso não surtam efeito, converse com seu médico.

 

Você na agenda

Já marcou uma hora com você hoje?

Mudar um hábito não é fácil. Mas é possível. E a gente vai te ajudar nisso enviando lembretes, dicas e receitas. Cadastre-se e conte qual é o hábito que você quer mudar.



Cadastrar Entrar


Escrito Por: Unimed

Unimed.

Conteúdos relacionados

Adote essa prática

Do diagnóstico à mudança de hábito

Debs Aquino |

Alguns momentos da vida nos levam a mudar hábitos de maneiras radicais, mas buscar o equilíbrio é fundamental para encarar os desafios de maneira saudável. A Debs Aquino conta pra gente um pouco da sua trajetória, que teve uma reviravolta  com a descoberta de um câncer, mas que chegou ao equilíbrio por meio de força de vontade, escolhas conscientes e determinação. Confira!

Ler matéria

Adote essa prática

Como perceber resultados dos exercícios?

Unimed |

Confira algumas dicas e cuidados para que os resultados dos exercícios físicos apareçam mais rapidamente.

Ler matéria

Adote essa prática

Viva bem sem tabagismo

Unimed |

No Brasil há diversos focos na diminuição do número de fumantes e visando proteger aos que também não fumam. Confira alguns motivos para parar de fumar e alguns tratamentos.

Ler matéria

Adote essa prática

Entenda mais sobre a saúde bucal

Unimed |

Os hábitos e estilo de vida impactam na saúde dos dentes! Entenda mais sobre a saúde bucal e quais cuidados tomar.

Ler matéria