Adote essa prática

Atitudes necessárias para criar crianças confiantes e otimistas



A criança que tem uma infância dinâmica, interativa e positiva se torna um adulto com atitudes mais otimistas.

 

 

É sabido que os adultos têm influência direta no comportamento e na atitude dos pequenos, por isso separamos algumas dicas para ajudar na formação de uma criança confiante.

 

 

•Reserve um tempo diariamente para interagir, brincar, conversar. Use palavras e gestos carinhosos para demonstrar zelo e cuidado e promova eventos divertidos, como sessão de cinema, almoços temáticos e noite do pijama.

 

•Seja um modelo positivo. A criança costuma imitar os comportamentos dos pais, por isso certifique-se de mostrar formas construtivas de lidar com os desafios da vida e com as dificuldades.

 

•Propicie experiências de satisfação. Explique como amarrar cadarços, arrumar os materiais da escola, lavar as mãos detalhadamente, usar os talheres. Assim que concluídas, elogie e agradeça o esforço.

 

•Ensine habilidades práticas com paciência e bom humor. Estimule a criança a montar quebra-cabeças, brincar de caça-palavras, jogar dominó. Dê-lhe tempo para fazer suas próprias escolhas durante as brincadeiras. Situações como essas contribuem para a construção da confiança em suas próprias decisões e habilidades.

 

•Proteja a criança do estresse. Sempre que possível, evite que ela fique exposta às realidades do mundo adulto até que ela tenha idade suficiente para lidar com os conceitos. Exemplo: problemas financeiros.

 

•Ouça os problemas e lamentações de forma séria. Seja solidário e ensine a lidar com situações frustrantes, decepções, e mostre ao pequeno como encontrar o lado positivo de cada situação.

Você na agenda

Já marcou uma hora com você hoje?

Mudar um hábito não é fácil. Mas é possível. E a gente vai te ajudar nisso enviando lembretes, dicas e receitas. Cadastre-se e conte qual é o hábito que você quer mudar.



Cadastrar Entrar


Escrito Por: Unimed

Unimed.

Conteúdos relacionados

Adote essa prática

Formas de controlar o consumismo infantil

Unimed |

Se para os adultos já é difícil resistir ao consumismo, para os pequenos pode ser ainda pior. Mas aqui vão algumas dicas de como impor limites sem gerar stress!

Ler matéria

Adote essa prática

Ajude o seu intestino a trabalhar melhor!

Unimed |

Intestino preguiçoso é um problema pra você? Então aqui vão algumas dicas de como fazê-lo funcionar como um reloginho e sem necessitar de remédios!

Ler matéria

Adote essa prática

Atividades aeróbicas: hora de se mexer!

Unimed |

Representadas pelo movimento constante e alto gasto de calorias, as atividades aeróbicas são perfeitas para quem quer suar. Vem conhecer algumas e escolher a mais adequada para você!

Ler matéria

Adote essa prática

Como começar a semana melhor?

Unimed |

As segundas-feiras podem ser mais tranquilas se você se planejar. Aqui temos alguns truques para te ajudar a começar a semana de maneira melhor!

Ler matéria