Adote essa prática

A importância de ler para o seu filho

Era uma vez…

Se naturalmente criança adora ouvir histórias, quando elas são contadas pelos pais é melhor ainda. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), ler para os pequenos não somente contribui para fortalecer o vínculo familiar como também auxilia na capacidade de aprendizado.



É durante os primeiros cinco anos que 90% das conexões do cérebro são formadas. Logo, quanto mais estímulos à leitura seus filhos tiverem, mais fortes e duradouras serão as conexões neurais relacionadas com as áreas da linguagem expressiva e receptiva, escrita e comunicação.

 

OS BENEFÍCIOS DA LEITURA

  • Ajuda a fortalecer o vínculo familiar com a criança
  • Colabora para desenvolver a atenção, a concentração, o vocabulário, a memória e o raciocínio
  • Favorece a imaginação e a criatividade
  • Ajuda a criança a perceber e a lidar com os sentimentos e as emoções
  • Auxilia no desenvolvimento da empatia
  • Ajuda a minimizar problemas comportamentais, como agressividade
  • Auxilia na qualidade do sono
  • Contribui no desenvolvimento da linguagem oral


Veja algumas dicas para fazer seu filho se interessar pela leitura!

De 0 a 5 meses

Faça gestos e a voz para representar o personagem que estiver mostrando. Tente imitar os sons que o bebê faz e observe a reação dele.


De 6 meses a 1 ano

Converse e faça perguntas sobre a história.

De 1 a 2 anos

Interprete as vozes dos personagens e estimule a criança a participar. Leia a história quantas vezes os pequenos pedirem.


De 2 a 4 anos

Permita que a criança faça comentários e a incentive a contar a história do modo dela. Converse ainda sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já se sentiu da mesma maneira.

De 4 a 6 anos

Responda com interesse às perguntas e aos comentários da criança e sempre leia conforme as palavras descritas no livro para ampliar o vocabulário.

Você na agenda

Já marcou uma hora com você hoje?

Mudar um hábito não é fácil. Mas é possível. E a gente vai te ajudar nisso enviando lembretes, dicas e receitas. Cadastre-se e conte qual é o hábito que você quer mudar.



Cadastrar Entrar


Escrito Por: Unimed

Unimed.

Conteúdos relacionados

Adote essa prática

Formas de controlar o consumismo infantil

Unimed |

Se para os adultos já é difícil resistir ao consumismo, para os pequenos pode ser ainda pior. Mas aqui vão algumas dicas de como impor limites sem gerar stress!

Ler matéria

Adote essa prática

Ajude o seu intestino a trabalhar melhor!

Unimed |

Intestino preguiçoso é um problema pra você? Então aqui vão algumas dicas de como fazê-lo funcionar como um reloginho e sem necessitar de remédios!

Ler matéria

Adote essa prática

Atividades aeróbicas: hora de se mexer!

Unimed |

Representadas pelo movimento constante e alto gasto de calorias, as atividades aeróbicas são perfeitas para quem quer suar. Vem conhecer algumas e escolher a mais adequada para você!

Ler matéria

Adote essa prática

Como começar a semana melhor?

Unimed |

As segundas-feiras podem ser mais tranquilas se você se planejar. Aqui temos alguns truques para te ajudar a começar a semana de maneira melhor!

Ler matéria