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O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta, em seu livro “Brasil: uma visão geográfica e ambiental do início do século XXI”, um aumento na expectativa de vida dos brasileiros em 41,7 anos, em pouco mais de um século. Enquanto em 1900 a expectativa de vida era de 33,7 anos, em 2014 passou para 75,4 anos. Constantemente são realizados estudos para entender a biologia do envelhecimento, afinal, saber qual é a fórmula ideal para viver uma vida mais longa e saudável costuma ser um desejo universal.  


O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health) aponta que comer de forma balanceada, exercitar-se regularmente, dormir o suficiente e ficar longe de maus hábitos é a melhor maneira de aumentar a chance de ter uma expectativa de vida maior e de forma ativa. E a genética? Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Boston (Boston University Medical Campus) mostra que os genes influenciam em menos de um terço as chances de sobreviver até 85 anos de idade. 


O poder do exercício físico 

Com o passar dos anos, o corpo passa por mudanças naturais, como uma perda gradual de massa muscular e a chegada de dores nas articulações. Uma forma de regular e/ou minimizar esses efeitos é a prática regular de atividades físicas. 


O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos realizou um estudo com 600 adultos, entre 70 e 89 anos, que estavam com a capacidade física comprometida. Durante dois anos, o grupo praticou de forma gradual até 150 minutos de atividade física semanalmente. O resultado foi uma melhora significativa da capacidade física. Esse tipo de estudo exemplifica o impacto da prática frequente dos exercícios na prevenção à incapacidade física, mesmo quando iniciada tardiamente. 


Aumente a expectativa de vida


Faça refeições saudáveis 


Não fume


Pratique exercícios regularmente 


Durma o suficiente todas as noites 


Não ingira bebidas alcoólicas em excesso 

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Escrito Por: Unimed

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