Adote essa prática

O caminho para viver mais e melhor



O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta, em seu livro “Brasil: uma visão geográfica e ambiental do início do século XXI”, um aumento na expectativa de vida dos brasileiros em 41,7 anos, em pouco mais de um século. Enquanto em 1900 a expectativa de vida era de 33,7 anos, em 2014 passou para 75,4 anos. Constantemente são realizados estudos para entender a biologia do envelhecimento, afinal, saber qual é a fórmula ideal para viver uma vida mais longa e saudável costuma ser um desejo universal.  


O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (National Institutes of Health) aponta que comer de forma balanceada, exercitar-se regularmente, dormir o suficiente e ficar longe de maus hábitos é a melhor maneira de aumentar a chance de ter uma expectativa de vida maior e de forma ativa. E a genética? Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Boston (Boston University Medical Campus) mostra que os genes influenciam em menos de um terço as chances de sobreviver até 85 anos de idade. 


O poder do exercício físico 

Com o passar dos anos, o corpo passa por mudanças naturais, como uma perda gradual de massa muscular e a chegada de dores nas articulações. Uma forma de regular e/ou minimizar esses efeitos é a prática regular de atividades físicas. 


O Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos realizou um estudo com 600 adultos, entre 70 e 89 anos, que estavam com a capacidade física comprometida. Durante dois anos, o grupo praticou de forma gradual até 150 minutos de atividade física semanalmente. O resultado foi uma melhora significativa da capacidade física. Esse tipo de estudo exemplifica o impacto da prática frequente dos exercícios na prevenção à incapacidade física, mesmo quando iniciada tardiamente. 


Aumente a expectativa de vida


Faça refeições saudáveis 


Não fume


Pratique exercícios regularmente 


Durma o suficiente todas as noites 


Não ingira bebidas alcoólicas em excesso 

Você na agenda

Já marcou uma hora com você hoje?

Mudar um hábito não é fácil. Mas é possível. E a gente vai te ajudar nisso enviando lembretes, dicas e receitas. Cadastre-se e conte qual é o hábito que você quer mudar.



Cadastrar Entrar


Escrito Por: Unimed

Unimed.

Conteúdos relacionados

Adote essa prática

Do diagnóstico à mudança de hábito

Debs Aquino |

Alguns momentos da vida nos levam a mudar hábitos de maneiras radicais, mas buscar o equilíbrio é fundamental para encarar os desafios de maneira saudável. A Debs Aquino conta pra gente um pouco da sua trajetória, que teve uma reviravolta  com a descoberta de um câncer, mas que chegou ao equilíbrio por meio de força de vontade, escolhas conscientes e determinação. Confira!

Ler matéria

Adote essa prática

Como perceber resultados dos exercícios?

Unimed |

Confira algumas dicas e cuidados para que os resultados dos exercícios físicos apareçam mais rapidamente.

Ler matéria

Adote essa prática

Viva bem sem tabagismo

Unimed |

No Brasil há diversos focos na diminuição do número de fumantes e visando proteger aos que também não fumam. Confira alguns motivos para parar de fumar e alguns tratamentos.

Ler matéria

Adote essa prática

Entenda mais sobre a saúde bucal

Unimed |

Os hábitos e estilo de vida impactam na saúde dos dentes! Entenda mais sobre a saúde bucal e quais cuidados tomar.

Ler matéria